10 de Fevereiro de 2023

O nível de ruído no PPP não corresponde à realidade do ambiente laboral, saiba o Que Fazer

É bem comum o segurado alegar ter trabalhado em ambiente com ruído, mas no PPP consta que os níveis de ruído estão abaixo dos limites previstos. Para que esse problema seja resolvido, vamos mostrar algumas possíveis soluções.
Antes de qualquer coisa, o ideal é tentar a correção do PPP diretamente com empresa, pois não podemos descartar a boa vontade do empregador em cooperar ou até mesmo que o laudo tenha sido preenchido de maneira errada. Caso essa tentativa não tenha funcionado, esse pedido de ratificação poderá ajudar na solicitação de uma inspeção administrativa ou de uma perícia judicial, que são mais eficazes para resolução do problema. Mas lembre-se, é importante ter provas dessa solicitação de retificação do PPP, sejam elas, e-mails trocados com a empresa ou o envio de carta com aviso de recebimento.
A inspeção administrativa no local de trabalho, prevista na resolução INSS/PRES n. 485/2015 é dificilmente realizada pelo INSS devido a falta de estrutura, por esse motivo é importante solicitar primeiramente a correção do PPP diretamente ao empregador, podendo assim ajudar no deferimento de uma eventual perícia no curso do processo judicial.
Caso o benefício tenha sido indeferido sem a correção dos níveis de ruído registrados no PPP, a opção é partir para o pedido judicial de produção de prova pericial.

 

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