03 de Fevereiro de 2023

Cuidados para Guardar e Conservar Documentos

Todos nós possuímos um local em casa onde guardamos nossos documentos e que eventualmente perdemos muito tempo revirando esse local para encontrar, por exemplo, uma nota fiscal de um produto, uma certidão, um exame ou um contrato antigo com uma empresa, e essa situação acaba sendo estressante. E para evitar que isso aconteça é necessário que saiba como guardar e conservar adequadamente os documentos, pois facilita muito na hora de procurá-los.
Então nós elencamos 5 dicas para arquivá-los em casa de maneira correta.
1.Guardar os documentos em um lugar longe de umidade: Antes de armazenar em um local certifique-se que não seja úmido e abafado, porque pode ocasionar mofo e assim danificar os documentos.
2.Saber quanto tempo guardar cada documento: Cada documento possui um prazo para ficar arquivado e ficar acumulando papéis desnecessários só ocupa espaço e pode acabar atrapalhando na hora de consultar seus arquivos. Então a dica é, verifique se as contas guardadas de fornecimento de água, energia elétrica e telecomunicações, por exemplo, não ultrapassaram o tempo superior a 5 anos, ou então que documentos de veículos e multas, estejam guardadas por mais de 2 anos.
3.Separar os documentos por assunto: Organizar os documentos por assunto é uma ótima sugestão para ficar mais fácil de encontrar algum documento, então separe os papeis em pastas diferentes e por assuntos como: contas, documentos pessoais, comprovantes, declaração de Imposto de Renda e assim por diante. Outra dica é separar em pastas de cores diferentes e etiquetar, por exemplo, pasta de “contas a pagar” e outra de “contas pagas”.
4.Caixas organizadoras: Hoje existem no mercado caixas dos mais diversos modelos, tamanhos e cores, mas procure por caixas organizadoras que caibam os documentos sem que fiquem apertados ou que amassem os documentos.
5.Rever a cada ano os documentos guardados: O ideal para que você não acumule papéis desnecessários é revisar toda a papelada uma vez ao ano para saber o que ainda vale e o que deve ir para o lixo.

COMPARTILHAR

FREIBERG ADVOGADOS ASSOCIADOS - OAB/RS 3.183
contato@freiberg.adv.br | WhatsApp: (51) 98585-0682 Telefone: (51) 3724.1439 ou (51) 3724.5260
Rua Silvio Scopel, 1000 - Centro | CEP 96506-630, Cachoeira do Sul/ RS